Traducción: Guida Abrantes
Xucurruc.org Rafael Amorós Grupo de Trabajo Propuesta Didáctica
Portada del llibre Logo Xucurruc Logo Escola d'Estiu

O grupo de trabalho Xucurruc www.xucurruc.org é um dos grupos de trabalho do MRP Escuela de Verano del País Valencià Marina-Safor. Funciona desde 1992, e nele se agrupam professores de Educação Infantil de 17 escolas da Marina, La Safor e a Vall d’Albaida.

Este livro pretende ser uma ajuda para trabalhar nas salas de aula, tanto em Educação Infantil como em Primária, aspectos básicos da pessoa.

Baseado na comunicação Delors da UNESCO sobre a educação do século XXI, e ao largo de 26 propostas, analiza situações que o nosso grupo considera importantes na vida quotidiana das salas de aula, tanto em aspectos da relação entre pessoas, como dedicadas à convivência, ou à reflexão interna. Não esquece também aspectos como a classificação selectiva dos resíduos ou o cuidado e melhoria do ambiente.

Com este trabalho, Xucurruc quer ajudar através do seu trabalho a professores que pretendem conseguir um mundo melhor, e as meninas e meninos quando adultos querem ser boas pessoas.

A Escuela de Verano Marina-Safor e o colectivo de maestros de La Safor são dois MRPs de referência no País Valencià pelo seu trabalho de renovação pedagógica e melhoria da escola pública.

Com mais de 20 anos o primeiro, e mais de 30 o segundo, ambos têm-se caracterizado pela realização de materiais didácticos baseados no trabalho quotidiano das salas de aula e na realização e/ou organização de cursos, ateliês, e seminários que atendem as necessidades do professorado das comarcas antes mencionadas.